domingo, 12 de abril de 2009

Uma Verdade Inconveniente

Bom esse vídeo não é novo, mas para quem não viu vale à pena ver, pena que não esta completo, mas acredito que você não terá dificuldade em achar em alguma locadora.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Reality Show Socioambiental

Você considera que seu lar ou local de trabalho sejam ambientes sustentáveis? Se não, como fazer para mudar? A nova atração dominical da TV Cultura, que estréia dia 12 de abril, pretende responder a essas perguntas de uma forma divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

A cada semana, o casal de apresentadores Anelis Assumpção e Peri Pane vai visitar uma residência diferente da Grande São Paulo para avaliar as condições de vida das famílias paulistanas – que, em cada episódio, terão um perfil socioeconômico diferente. Para isso, eles vão usar 10 “ecocritérios”: energia, água, alimentação, resíduos, ecossistema, transporte, bem-estar, consumo, estrutura e atitude.

Após a análise, Anelis e Peri propõem uma série de mudanças sustentáveis – estruturais, físicas e comportamentais – aos moradores da casa, com o objetivo de tornar o ambiente em que vivem ecologicamente mais adequado. “Muito mais do que as reformas, nossa grande preocupação é fazer a pessoa refletir e mudar de atitude”, diz Anelis. “A intenção é que sejamos práticos, ou melhor, ecopráticos, já que a sustentabilidade começa dentro de casa”, completa a diretora da atração, Bia Guedes.

Todas as dicas sugeridas pelos apresentadores são simples, eficazes e economicamente viáveis, o que faz com que o próprio telespectador possa incorporá-las ao seu dia-a-dia. E a atração conta, ainda, com outros três quadros: Zuzu Responde, em que a jornalista Maria Zulmira fala de questões importantes relacionadas à sustentabilidade doméstica; Eco Dica, que dá pequenas dicas sustentáveis, como, por exemplo, desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo; e Eco Nota, uma oportunidade que as famílias terão de se auto-avaliar.

No primeiro episódio da série – que, ao todo, tem 12 programas –, Anelis e Peri visitam uma família que mora na zona sul de São Paulo e sofre com o consumo excessivo de energia na residência. Em nome do bem-estar do planeta, os apresentadores propõem a eles uma verdadeira guerra contra a conta de luz do fim do mês. Veja um trecho do programa aqui.

EcoPrático
Estréia: 12 de abril
Exibição: domingo, às 19h
Reprise: quarta-feira, a partir das 19h30
Duração de cada programa: 30 minutos

Via > Planeta Sustentável

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aquecimento Global - Ainda há tempo?

Fazendo uma visita no blog Ambiente Brasil, vi essa matéria muito boa que vale à pena compartilhar com vocês.

O aquecimento global está caminhando em direção dos 2° Celsius acima dos níveis pré-industriais, os quais são vistos pela União Européia e várias nações em desenvolvimento como o “gatilho” para uma mudança perigosa.

Esta temperatura é o limite máximo para se evitar drásticos aumentos do nível do mar, fortes enchentes, secas e ondas de calor. A temperatura já se encontra 0,7º C acima destes níveis.

Nove de 11 cientistas, entre os autores do relatório final de 2007 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, disseram que as evidências que o homem é o culpado do aquecimento global tem crescido fortemente nestes últimos 2 anos.

Comparando as pesquisas recentes com o relatório de 2007, baseado no trabalho de 2500 experts, o derretimento de gelo do Ártico e o aumento do nível do mar apresentou médias mais altas do que as estimadas.

Dez de onze pesquisadores disseram ser improvável que o aumento da temperatura se limite a apenas 2º Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Segundo David Karoly, da Universidade de Melbourne “a concentração de gases estufa na atmosfera já é suficiente para provocar um aquecimento maior de 2º C acima dos níveis pré-industriais, e nós continuamos emitindo ainda mais”.

Nas reunião da ONU da semana passada em Bonn, na Alemanha, que teve como discussão as mudanças climáticas, uma aliança de 43 pequenas ilhas em desenvolvimento, temendo submersão, querem que o aumento de temperatura seja limitado a menos de 1,5ºC. As ilhas pediram às nações ricas que cortem bruscamente suas emissões de gases estufa, principalmente geradas pela queima de combustíveis fósseis.

Segundo Karoly, é muito improvável que o mundo atinja esta meta.

Seis dos cientistas afirmaram que o mundo atingirá um novo recorde de temperatura media anual em 2015, outros quatros disseram que isto só acontecerá em 2020 - descartando a opinião dos céticos que acreditam que o aquecimento global já parou.

Mas como o mundo poderá controlar esta situação? São os países mais ricos os principais responsáveis? Ainda há tempo para conter o aquecimento global antes de atingir o limite de 2ºC? Dê a sua opinião!

Link da matéria.

Via > Blog Ambiente Brasil

  © Verde Visão 2008-2010. Todos os direitos reservados | Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br